domingo, 8 de maio de 2016

O RETORNO AO FUTEBOL ME



Saí de São Borja, mas São Borja não saiu de mim. A terra dos presidentes, de mulher bonita e homem valente retornou ao futebol, ressuscitando a lendária SESB (Sociedade Esportiva São Borja). Mesmo de longe, tenho acompanhado o feito desta equipe amadora que disputa um campeonato profissional, e desta forma está fadada ao insucesso. Mas com a valentia dos são-borjenses vem tentando se firmar no cenário estadual do futebol.

MÉRITO

Mesmo estando longe do ideal, essa equipe avança para a próxima fase da Segunda Divisão do Estadual. Classifica-se quatro em um grupo de cinco times. Mesmo que por um desastre essa equipe não se classifique, o que eu não acredito, o seu feito já é maior de que o da AESB em 2012. Naquela oportunidade a equipe não venceu ninguém, e terminou a competição com apenas dois pontos. Graças a um grupo de jogadores de pseudo profissionais, não todos é claro.

CRÉDITOS

O time comandado hoje pelo técnico Candinho deve muito ao trabalho de cinco anos realizado pela AESB, financiado pela Pirahy Alimentos e capitaneado por Giuliano Julião, Gilberto Alvarez e Airton Fagundes. A maior parte dos jogadores da SESB é oriunda do trabalho da AESB no sub-17. São eles Dall’Asta, Marcelo, Cristiano, Frois, Yan, Igor, Felipe Velasques entre outros. Em 2013, por exemplo,  sua campanha ficou atrás somente de Internacional.

DESPERDÍCIO

Triste é ver um talento como o de Zé Alcino, ser desperdiçado nos campos de várzea. Igor é um talento nato que encanta quem gosta de futebol. É a mistura da técnica com a imposição física. A intuição somada a valentia das bestas. Teve oportunidade de carreira no futebol, mas desperdiçou em troca de momentos. O grande erro do futebol ainda é não ter psicólogos ajudando no trabalho extra campo.

SEM FUTURO


O projeto está fadado a fracassar mais uma vez, isso porque tem pretensões políticas. Outro motivo é que o futebol vive de resultados, e se eles não vêm, desmotiva qualquer investidor. Mesmo que nesta nova fase, haja a participação de empresários de São Borja, e não apenas um empresário, este modelo está fadado ao fracasso. A SESB vai apenas ser coadjuvante. Pois é um time amador disputando um campeonato profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário