Nossa História


O embrião do Missão Esportiva é uma discussão sobre interesses em especializações jornalísticas. O dia era 14 de março de 2011, a aula era jornalismo impresso, ministrada pela professora Joseline Pippi.


Após as declarações daquela turma de alunos, que ingressava no Jornalismo da Unipampa e que era originária de vários cantos do país, a afinidade pelo jornalismo esportivo aproximou dois colegas: Fábio Giacomelli e Victor Borges.

A partir desta aula, seguiram-se algumas semanas de discussão sobre como fazer, que nome dar, que plataforma usar, entre outras dúvidas. Até que no dia 02 de abril deste mesmo, entra no ar o blog Missão Esportiva, que logo no dia seguinte, realizou a sua primeira cobertura: o campeonato de basquete de rua de São Borja. 

A partir disso, o blog começou a ganhar alguns seguidores e convites para coberturas de variadas competições esportivas na cidade. Com isso, aumentou e necessidade de reforçar e qualificar a equipe também. Foi o que o Missão Esportiva fez. Victor e Fábio convidaram mais dois colegas desta mesma turma de jornalismo para completar a equipe: Brunno Porto e Clécio Dias. Dois pernambucanos que atravessaram o país atrás do sonho do diploma em jornalismo e que vieram unir suas forças junto do embrião do Missão Esportiva.



Fábio Giacomelli e Victor Borges no Estádio
 Monumental de Nuñez
Ainda em 2011, o primeiro grande desafio. A cobertura de um evento internacional: a Copa América na Argentina. Sem credencial, a cobertura seria feita diretamente das ruas de Buenos Aires e La Plata e nas arquibancadas dos estádios visitados. Passamos pelos épicos Monumental de Nuñez e La Bombonera e assistimos in loco aquela fatídica disputa de pênaltis entre Brasil e Paraguai na Arena de La Plata.

Momento esse, inclusive, registrado pelas lentes do Missão Esportiva. Durante essa cobertura, também entrevistamos Milton Leite, narrador do Sportv.

Desde o início, a produção do Missão Esportiva foi pautada pela aprendizagem. O conteúdo de sala de aula, transformado em produção real. E talvez essa preocupação tenha tornado o Missão Esportiva uma das grandes fontes de informação esportiva da Fronteira Oeste.

Equipe do Missão Esportiva na Rádio junto com a direção
da Rádio Ipê FM
O tempo foi passando e mais uma vez a necessidade de reforçar a equipe apareceu. Ao elenco do Missão Esportiva se integrou Luiz Briza Jr. Sua passagem não foi longa, mas marcante. Briza teceu crônicas e comentários e foi quem abriu as portas para que o Missão virasse um produto multiplataforma.

Através de Briza Jr, o Missão Esportiva conseguiu um horário diário e nobre na programação da Rádio Ipê, em São Borja. Onde, de segunda a sexta, ás 11:30hs, a equipe noticiava os fatos esportivos locais, regionais e nacionais. Nesse tempo, Tiago Rosário, mais um fã de esporte, integrou a equipe do ME.

Neste período de Missão Esportiva, conhecemos diversas cidades e estádios do interior do Rio Grande do Sul. Fizemos amigos e contatos. Fomos de Buenos Aires a Alegrete. De Porto Alegre a Julio de Castilhos. Sempre acompanhando a AESB nas competições de base e trazendo as informações para o torcedor de São Borja.

Equipe Missão Esportiva em Manaus, para o Intercom Nacional
Em 2013, o reconhecimento do trabalho chega através de distinção acadêmica. Neste ano, em Santa Cruz do Sul, o Missão Esportiva recebe o prêmio de melhor blog da região sul no maior evento acadêmico de comunicação: o Intercom. E aqui, ressaltamos o empenho da Profª Sara Feitosa em nos ajudar e orientar este trabalho vencedor!

Meses mais tarde, o que já tinha sido bom, torna-se melhor. O Missão Esportiva foi até Manaus apresentar seu trabalho na etapa nacional deste congresso e, voltou de lá, com a distinção de melhor blog do Brasil. Até hoje, este é o único prêmio nacional do jornalismo da Unipampa.

Duas semanas mais tarde, mais um prêmio. O Missão Esportiva foi escolhido no SET Universitário como melhor trabalho em Jornalismo Digital.

Ainda em 2013, os integrantes do blog recebem uma moção de aplauso na Câmara de Vereadores de São Borja, proposta do vereador Eldomir Marchezan, como forma de retribuição do poder público pela valorização do esporte local através das produções do ME. Ainda neste ano, o Missão Esportiva contrata mais um reforço. O acadêmico de Publicidade e Propaganda da Unipampa, Ricardo Zocca soma-se ao time do Missão Esportiva para trabalhar com a parte de imagens e divulgação dos produtos do blog.

Última formação do ME, antes das despedidas. Zocca, Clécio,
Victor, Fábio e Brunno
O ano de 2014 marca as primeiras despedidas.

Victor Borges foi o primeiro adeus oficial. O craque paulista do Missão Esportiva, havia sido contrato pelo Santos Futebol Clube. Apesar da tristeza da despedida, vinha a certeza do trabalho bem feito, sendo concretizado com a entrada de Victor em um dos grandes veículo de comunicação esportiva do país.

Depois dele, os pernambucanos Brunno e Clécio conquistaram o diploma e foram atrás de seus sonhos em sua terra natal.

Ao findar do ano, Fábio também cola grau e se despede de São Borja, rumo a Portugal. O último a deixar a Terra dos Presidentes foi Ricardo Zocca, que em março de 2015 formou-se em publicidade.

Depois de um hiato de pouco mais de um ano, o Missão Esportiva volta. Vitor Kellner, mais um apaixonado por esporte e vindo de Alecrim/RS, acompanhou o Bugre em 2016 e escreveu mais um capítulo dessa história, que viria a ter uma nova página em 2018, quando o Prof. Marco Bonito, um dos grandes incentivadores do projeto desde seu começo retorna com o nome para fazer um projeto de narrações esportivas. Por hora, a história fica por aqui. Mas a certeza é de que novas páginas serão escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário