domingo, 15 de maio de 2016

Fora de casa, SESB perde para o Nova Prata por 1 a 0

Foto: Bianca Garcia / Sociedade Esportiva São Borja

No Estádio Dr. Mario Cini, o São Borja foi derrotado pela equipe do Nova Prata na tarde deste domingo, 15.  Juan marcou o único gol da partida.

Após um primeiro tempo pegado, no estilo tradicional do futebol gaúcho, mas sem grandes chances de gol, a SESB sofreu o gol da derrota logo aos 2 minutos. Juan apareceu como elemento surpresa na área da SESB e estufou as redes do goleiro Cristiano. 1 a 0 Nova Prata.

Com um jogador a menos e fora de casa ficou difícil para a equipe de São Borja buscar o empate.

Terminada a partida, o técnico Candinho, em entrevista a Rádio Cultura, disse que uma desatenção provocou a derrota: “Não deu porque tomamos um gol de bobeira, mas vamos ver se nós conseguimos chegar a uma vitória fora de casa e conseguir a classificação". A chuva também atrapalhou: “O problema foi a chuva, não deu para ganhar também por causa do campo. Mas agora jogamos novamente fora, e vamos chegar lá e levar  a classificação para a segunda fase”, afirmou.

Classificação

Com a vitória o Nova Prata permanece em segundo no Grupo A com 10 pontos, dois a menos que o líder Gaúcho que venceu o Carazinho por 2 a 1,  enquanto o São Borja é quarto com 5 pontos, e o lanterna Carazinho ainda não pontoou na competição.

Próxima rodada

O próximo jogo da SESB é contra o Gaúcho, em Passo Fundo, na quinta-feira, 26. Mesmo adversário do Nova Prata, mas no próximo domingo, 22.

___________________________
Vitor Kellner para o Missão Esportiva

sábado, 14 de maio de 2016

SESB vai até Nova Prata enfrentar o time local pela Segundona

Arte: Vitor Kellner
Neste domingo, 15 de maio, o São Borja mede forças com a equipe de Nova Prata, no Estádio Dr. Mário Cini às 15h.

Visitante indelicado

A SESB fará apenas seu segundo jogo fora de casa, mas até o momento o desempenho como visitante é melhor do que no Vicentão. Em casa foram conquistados dois pontos em três jogos, já no único jogo fora de casa contra o Carazinho o time conquistou sua única vitória na competição, até o momento.

Superação e vontade de vencer não faltam afirma Matheus Messa, atleta da equipe do São Borja. “Estamos focados para o confronto diante do Nova Prata. Trabalhamos bem a semana inteira o grupo está fechado e unido pelo objetivo. Sabemos como a equipe adversária joga, então é manter a atenção o jogo inteiro, e jogarmos com inteligência. Nosso grupo é bem qualificado e está preparado para enfrentar as adversidades da partida”, analisa Messa.

Viagem longa

De São Borja até a Capital nacional do Basalto são pelo menos 8 horas de viagem de acordo com o Google Maps.  A previsão é que o time saíra da Terra dos Presidentes às 3h deste domingo, doze horas antes do início do jogo. O tempo de descanso entre a viagem e a partida será curto.

“É uma viagem longa e cansativa, mas com superação tenho certeza que podemos fazer um bom jogo e voltar com o dever cumprido, honrar a camisa do Bugre com raça e força”, projeta Matheus. 

Classificação

O São Borja está na quarta posição do Grupo A com cinco pontos em quatro jogos. Enquanto, o Nova Prata é o segundo com sete. Classificam-se as quartas de final, quatro das cinco equipes do grupo.

Arbitragem

Jorge Arbello Jr auxiliado por Johnatan Ceconi e Adriano da Rosa Silva.

_______________________________________________
Vitor Kellner, para o Missão Esportiva

domingo, 8 de maio de 2016

O RETORNO AO FUTEBOL ME



Saí de São Borja, mas São Borja não saiu de mim. A terra dos presidentes, de mulher bonita e homem valente retornou ao futebol, ressuscitando a lendária SESB (Sociedade Esportiva São Borja). Mesmo de longe, tenho acompanhado o feito desta equipe amadora que disputa um campeonato profissional, e desta forma está fadada ao insucesso. Mas com a valentia dos são-borjenses vem tentando se firmar no cenário estadual do futebol.

MÉRITO

Mesmo estando longe do ideal, essa equipe avança para a próxima fase da Segunda Divisão do Estadual. Classifica-se quatro em um grupo de cinco times. Mesmo que por um desastre essa equipe não se classifique, o que eu não acredito, o seu feito já é maior de que o da AESB em 2012. Naquela oportunidade a equipe não venceu ninguém, e terminou a competição com apenas dois pontos. Graças a um grupo de jogadores de pseudo profissionais, não todos é claro.

CRÉDITOS

O time comandado hoje pelo técnico Candinho deve muito ao trabalho de cinco anos realizado pela AESB, financiado pela Pirahy Alimentos e capitaneado por Giuliano Julião, Gilberto Alvarez e Airton Fagundes. A maior parte dos jogadores da SESB é oriunda do trabalho da AESB no sub-17. São eles Dall’Asta, Marcelo, Cristiano, Frois, Yan, Igor, Felipe Velasques entre outros. Em 2013, por exemplo,  sua campanha ficou atrás somente de Internacional.

DESPERDÍCIO

Triste é ver um talento como o de Zé Alcino, ser desperdiçado nos campos de várzea. Igor é um talento nato que encanta quem gosta de futebol. É a mistura da técnica com a imposição física. A intuição somada a valentia das bestas. Teve oportunidade de carreira no futebol, mas desperdiçou em troca de momentos. O grande erro do futebol ainda é não ter psicólogos ajudando no trabalho extra campo.

SEM FUTURO


O projeto está fadado a fracassar mais uma vez, isso porque tem pretensões políticas. Outro motivo é que o futebol vive de resultados, e se eles não vêm, desmotiva qualquer investidor. Mesmo que nesta nova fase, haja a participação de empresários de São Borja, e não apenas um empresário, este modelo está fadado ao fracasso. A SESB vai apenas ser coadjuvante. Pois é um time amador disputando um campeonato profissional. 

sábado, 7 de maio de 2016

SESB perde para o Gaúcho no Vicentão e fecha o turno com cinco pontos

SESB perde em casa e fica em quarto no grupo A
Foto: Divulgação/Sociedade Esportiva São Borja
O Bugre segue sem vencer em casa. Nesse sábado, a SESB recebeu o Gaúcho, de Passo Fundo no Cel. Vicente Goulart e perdeu por 1x0. O time de São Borja, com isso, segue com cinco pontos na tabela de classificação e fecha o turno na quarta posição. Já o Gaúcho, com a vitória, assume a liderança do Grupo A, com nove pontos.

Na primeira etapa, foi o Gaúcho que comandou todas as ações. O time de Passo Fundo criou as melhores chances, teve mais posse de bola e acabou dominando o time da SESB. O gol do jogo saiu aos 23 minutos. Fischer recebeu lançamento de Adílson dentro da área e bateu no canto do goleiro Cristiano. Logo depois, mais uma vez o Gaúcho chegou perto do gol. Jhonny concluiu de muito longe, obrigando Cristiano a fazer uma grande intervenção.

A SESB chegou pela primeira vez somente aos 37 minutos, com Manaus, que arriscou de fora da área e viu a bola se perder pela linha de fundo. Aos 40, mais uma vez o time de Passo Fundo chegou com perigo. Fischer surgiu sozinho na área mais uma vez e Cristiano fez uma grande defesa, evitando o segundo tento do Gaúcho. A SESB, vendo as adversidades, mudou ainda na primeira etapa. O atacante Capincho saiu, para entrada de Henrique, outro jogador de frente.

No intervalo, o técnico Candinho, em entrevista à Rádio Cultura, disse que usaria o tempo no vestiário para buscar um acerto na parte tática, com uma mudança de esquema, para tentar igualar as ações com o adversário, que dominou as ações da partida na primeira parte. Já o presidente da SESB, Marchezan, disse, também à Cultura, que as diferenças das equipes são notórias, devido ao Gaúcho ter um time que pode se dedicar exclusivamente aos treinamentos e aproveitou para convocar as empresas locais para investir no futebol local.

A segunda etapa começou com uma mudança no time de Passo Fundo. Correia entrou na vaga de Brasinha, que havia levado o cartão amarelo no tempo inicial. Em relação ao jogo, em si, a SESB começou melhor. Uma equipe mais compacta na meia cancha, conseguiu neutralizar ações do time de Passo Fundo e, ainda, criar jogadas de ataque. As melhores ações do Bugre foram criadas por Manaus. Primeiro em chute de longa distância e depois em grande jogada dentro da área. Depois dos 20', porém, o Gaúcho voltou a estar melhor na partida. Primeiro com Fischer, que concluiu na trave. No rebote, a bola foi cruzada para área e Edgar cabeceou para mais uma defesa de Cristiano. Depois, mais tarde, em jogada rápida de contra-ataque de Edgar, coube ao goleiro Cristiano fazer mais uma intervenção e salvar o Bugre. No final da partida, a SESB cresceu e foi em busca do empate. Manaus, novamente, arriscou de fora. A bola passou perto do gol da equipe de Passo Fundo. Os minutos finais foram de blitz do time são-borjense. Que chegou com frequência, mas não conseguiu o gol de empate. Manaus e Pé tiveram criaram as chances do Bugre, mas o jogo terminou com vitória da equipe visitante.

No fim da partida, representantes do Bugre avaliaram a derrota e pontuaram a diferença entre as duas equipes e citaram, principalmente, a falta de treinamentos para equipe, pois o grupo da SESB não consegue treinar em dois turnos, devido as profissões paralelas dos atletas.

SESB 0X1 GAÚCHO
07 de maio de 2016
Estádio Cel. Vicente Goulart, São Borja
Gol: Fischer
Cartões amarelos: Diego Frois, Pé e Yan (SESB), Brasinha, Cristiano e Édipo (Gaúcho)

SESB: Cristiano; Bugrão, Cássio, Yan, Felipinho; Guilherme Borja (Pé), Juliano Juvenil (Lucas Lima), Diego Frois, Manaus; Luan e Capincho (Henrique);
Técnico: Candinho

GAÚCHO: William; Brasinha (Correia), Bruno, Diógenes e Zandona; Jhonny, Cristiano, Édipo, Fischer (Cidão), Adílson e Edgar (Gabriel);
Técnico: Ricardo Antonini

Árbitro: Nicolas das Almas, auxiliado por João Carlos Pedersen e Rui Renato Garcia Vergara Junior

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Futebol amador: veteranos e série A começam nos dias 28 e 29 de maio

O Campeonato de futebol são-borjense de veteranos 2016 terá início no dia 28 de maio. A Série A, começa um dia depois, no dia 29. Nesta semana foram divulgados pela Secretaria de Esporte e Juventude os regulamentos das disputas. Participarão 17 equipes no veterano e 12 clubes na Série A.

Campeonato Série A

As 12 equipes estão dispostas em dois grupos, com seis clubes. Dessas, quatro passam a segunda-fase (quartas de final). Tanto as quartas, quanto as semifinais e a final serão disputados em jogo único.

Grupo A: Paraboi, Florêncio, Santa Cruz, São João, Engenharia e Corinthians;
 Grupo B: Vicentinos, Boca Junior, Nhú-Porã, Maria do Carmo, All Caneco e Napoli.

1ª. RODADA – 1ª FASE – 29/05/16 (DOMINGO)

13:45 – GATIBONI - PARABOI X VICENTINOS
15:45 – GATIBONI - FLORÊNCIO X BOCA JUNIOR
13:45 – ASCOMVILCA - SANTA CRUZ X NHÚ-PORÃ
15:45 – ASCOMVILCA – SÃO JOÃOX MARIA DO CARMO
13:45 – CONTINENTE – ENGENHARIA X ALL CANECO
15:45 – CONTINENTE – CORINTHIANS X NAPOLI

Veteranos

Participam do campeonato 17 equipes, separadas em dois grupos. O grupo A conta com oito clubes e o B com nove. Devido ao número ímpar na chave B, um time folga em cada rodada.
Classificar-se-ão às quartas de final, quatro equipes de cada chave. As semifinais e finais a exemplo do campeonato Série A, também serão disputadas em jogo único.

Grupo A: Boca Junior, Amizade, River Plate, Santa Fé, Náutico, Cruzeiro, Amvijia e Consulado Colorado.

Grupo B: Ferroviária, Santa Ana, Palmeiras, Paraboi, Ascomvilca, Corinthians, Esperança, Adidas e Santo André.

1ª. RODADA – 1ª FASE – 28/05/16 (SÁBADO)

14:00 CONTINENTE - BOCA JUNIOR X AMIZADE
15:50 CONTINENTE - FERROVIÁRIA X SANTA ANA
14:00 GATIBONI - SANTA FÉ X RIVER PLATE
15:50 GATIBONI - PALMEIRAS X PARABOI
14:00 ASCOMVILCA - NAÚTICO X CRUZEIRO
15:50 ASCOMVILCA - ASCOMVILCA X CORINTHIANS
14:00 VICENTÃO - AMVIJIA X CONSULADO COLORADO
15:50 VICENTÃO - ESPERANÇA X ADIDAS

FOLGA: SANTO ANDRÉ

_______________________________________________
Vitor Kellner, para o Missão Esportiva